arroz é um elemento muito comum na mesa dos brasileiros, mas ele tem outros usos além de alimentar. Por exemplo, muitos de nós já usaram o grão para salvar o celular que caiu na água – porque absorve a umidade e ajuda na recuperação do aparelho. Porém, ele também pode ser usado para tirar o cheiro ruim do seu closet.

Acredite, uma xícara de arroz faz muita diferença em ambientes que estão com um cheiro ruim ou para tirar aquele odor de ‘guardado’ que fica no seu armário depois um tempo (e que, consequentemente, passa para as suas roupas). Usar o grão é uma forma caseira e muito eficiente de perfumar um cômodo ou o seu closet e não se preocupar mais com essa questão.

Os ingredientes para fazer isso também são poucos e fáceis de achar em casa: um pote de vidro, um pouco de arroz e o seu óleo essencial preferido. Se você sente que o seu armário está particularmente malcheiroso, opte pelo óleo de erva-cidreira. Mas, se você quer apenas tirar o odor de lugar fechado e deixar as suas roupas levemente perfumadas, tente óleos de pimenta, lavanda ou alecrim.

Como fazer um desodorizador de arroz:

  1. Coloque uma ou duas xícaras de arroz em um pote de vidro (como aqueles de palmito);
  2. Aplique entre 10 e 20 gotas do seu óleo essencial de escolha;
  3. Opcional: cubra o jarro com um tecido vazado (como uma tela) e mantenha-o no lugar com um elástico;
  4. Mexa bem o arroz dentro do jarro para distribuir igualmente o óleo.